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CARREIRA

Síndrome de burnout: uma ameaça à vida profissional

A doença é mais um dos males da vida moderna ligados ao estresse

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sindrome de burnout 150x150 Síndrome de burnout: uma ameaça à vida profissional
Ao contrário do que muitos pensam, estresse não é bobagem e muito menos moda. Sabemos que o trabalho, as obrigações diárias necessitam de muita energia e acabam rompendo como nosso equilíbrio interno e a capacidade de suportar altas cargas emocionais, são os chamados eventos estressores. Tais eventos da vida profissional se misturam com os da pessoal, sendo acompanhados ainda de todas as exigências, responsabilidades, competitividade e necessidade de constante aprendizado que são necessários para garantir estabilidade.
Estresse em pequenas quantidades pode ser até benéfico porque estimula a liberação de adrenalina pelo organismo, mas é ameaçador quando desencadeia doenças em aspectos físicos e também psicológicos. Hipertensão arterial, gastrites ou úlceras, obesidade, câncer, sinais de tensão pré-menstrual, são alguns exemplos, assim como ansiedade, raiva, indiferença, depressão, desânimo e em casos mais sérios e avançados, surtos psicóticos ou crises neuróticas.
Como se não bastassem tantos prejuízos à saúde trazidos pelo estresse, a vida moderna tão agitada nos apresenta mais uma doença que, embora estudada nos Estados Unidos desde os anos 70, é muito mais evidente nos dias de hoje. É a síndrome de burnout, que surge no ambiente de trabalho atacando principalmente os profissionais que trabalham demais e aqueles que interagem constantemente e de forma ativa com outras pessoas, a exemplo de médicos, enfermeiros e professores, entre tantos outros.
A síndrome de burnout é definida como um desgaste emocional extremo que vai além do estresse em decorrência do excesso de preocupações, frustrações, atribuições e das pressões do trabalho. Um dos agravantes dessa situação é limitação que a sociedade impõe às pessoas, estabelecendo limites que as impedem de demonstrar seus sentimentos, fazendo com que sejam prisioneiras do politicamente correto.
O termo burnout origina-se da língua inglesa e literalmente quer dizer queimado, esgotado. Ou seja, o estresse consome a pessoa tanto no emocional quanto fisicamente. Engana-se quem pensa que a síndrome atinge os trabalhadores menos motivados com o trabalho, pelo contrário, ela ataca justamente aqueles mais envolvidos e que investem no trabalho, porém estes apresentam menor capacidade de lidar com a situação.

Sintomas do burnout

Os sintomas iniciais do aparecimento da doença caracterizam-se pela exaustão emocional e um sentimento de incapacidade, a pessoa sente que não pode dar mais de si no trabalho. Por isso mesmo, os trabalhadores mais motivados reagem ao desequilíbrio trabalhando mais ainda na tentativa de obter resultados satisfatórios, e é aí que o quadro da doença tende a se agravar e atitudes negativas como uma aparente insensibilidade e um certo cinismo em relação aos colegas de trabalho são os sinais mais evidentes.
E os sintomas do burnout, tanto os físicos como os comportamentais não se limitam a atingir apenas quem está sofrendo da doença. Eles se estendem aos que convivem com a pessoa, que acabam sendo afetados também já que em estágio mais avançado, a pessoa apresenta dificuldades em se adaptar à organização do ambiente de trabalho e em realizar tarefas. Assim como existe a idéia de fracasso, a pessoa sente que não está realizada na vida pessoal e também profissional.
Algumas empresas estão se conscientizado de que o burnout é uma ameaça para o rendimento dos trabalhadores e por isso investem em iniciativas para garantir a seus funcionários um ambiente de trabalho sadio. Oferecem por exemplo, plano de saúde e durante o expediente, ginástica para aliviar o estresse.
Portanto trabalhador, fique atento. Observando que o desgaste emocional e os sintomas descritos estão afetando sua vida profissional e pessoal, procure orientação médica. Uma análise de um especialista é essencial para diagnosticar quando o estresse ultrapassou os limites e está virando doença.


Dez dicas para falar bem em público

Confira algumas dicas para perder o medo de falar em público e fazer bonito nas apresentações


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Enquanto para alguns expor suas ideias diante de uma platéia mesmo que pequena é algo simples e descomplicado, para outros o medo de falar em público torna a tarefa bastante complicada.
Selecionamos dez dicas para falar bem em público que podem ajudar na carreira profissional ou na vida pessoal de quem precisa encarar esse tipo de situação.
1 – Para que o público entenda bem a mensagem, você precisa conhecer o assunto. Sabendo claramente qual o objetivo da sua apresentação, fica mais fácil escolher a mensagem correta e elaborar um discurso adequado para a ocasião.
2– Estar preparada é essencial. Além de conhecer o tema, você precisa saber também como fazer sua apresentação de maneira organizada. Elabore uma exposição clara e treine e casa. Um bom exercício é treinar a apresentação diante do espelho.
3 – Saber quem são seus ouvintes também é importante e quanto mais informações sobre seu público, melhor. As características de cada público, como a faixa etária, nível intelectual e até que ponto conhecem o assunto podem fazer com que você ajuste sua linguagem e sua forma de apresentação se necessário.
4 – Treine com antecedência as respostas para as possíveis perguntas que poderão ser feitas pela platéia durante a sua apresentação.
5 – Agir com naturalidade é uma ferramenta da boa comunicação e uma das dicas para falar bem em público. Tente se comportar de maneira espontânea, isso transmite credibilidade e faz com que os ouvintes aceitem bem a mensagem. Agindo de forma artificial e usando frases decoradas, as pessoas poderão duvidar das suas intenções.
6 – Não confie na memória. Se você se esquecer de uma palavra importante, pode acabar se perdendo. Por isso, faça anotações de apoio com as principais ideias da apresentação, palavras-chave, dados e demais informações que podem ser úteis no caso de um “branco”.
7 – Não descuide da linguagem na hora de falar. Uma escorregadinha ou outra na gramática talvez não comprometam sua apresentação, mas erros grosseiros certamente não passarão despercebidos pela platéia. Na dúvida, substitua a palavra.
8 – Utilize as novas tecnologias. Uma apresentação com slides, vídeos e outros recursos se torna muito mais interessante, mas mais uma vez é preciso ter cuidado para não exagerar.
9 – Seja bem humorada, mas use o humor corretamente. Um orador bem humorado consegue prender a atenção dos ouvintes com mais facilidade, mas isso não significa contar piada ou tentar fazer as pessoas rirem o tempo todo. Se o assunto permitir, use o humor para tornar a apresentação mais leve e descontraída.
10 – Transmita serenidade. Demonstre interesse e envolvimento pelo assunto, fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Sorria sempre e não se esqueça de agradecer a oportunidade ao abrir e encerrar sua apresentação.



Dicas para entrevista de emprego

O que fazer para arrasar na entrevista de emprego e garantir sua vaga

dicas entrevista emprego 150x150 Dicas para entrevista de emprego
Quem deseja conquistar uma vaga de emprego deve saber é preciso mais do que um currículo perfeito e experiência. O desempenho do candidato no processo seletivo também conta pontos na hora da escolha das empresas e, para não fazer feio, é melhor estar preparada. Confira algumas dicas para entrevista de emprego que se colocadas em prática, vão te ajudar a chegar mais perto de da vaga desejada.
Ansiedade, nervosismo, insegurança. Estes sentimentos são comuns antes da entrevista, mas é preciso demonstrar autocontrole. Acalme-se, respire fundo e seja você mesma durante a conversa. Ser autêntica e agir naturalmente são atitudes que sempre geram bons frutos. Portanto, esteja certa de que mentir, fazer propaganda enganosa de si mesma, tentar parecer extrovertida ou intelectual demais para se encaixar nas exigências da vaga não são boas estratégias.
A sinceridade também é requisito importante em uma entrevista de trabalho, mas não deve ser confundida com botar a boca no trombone para dizer tudo o que pensa, destilar todo seu veneno sobre o emprego anterior e coisas do gênero. Use a sinceridade com moderação e pense bem antes de responder as perguntas.
Evite respostas longas e vagas, mas também não seja monossilábica. Falar demais sobre a vida pessoal e seus problemas também não é legal. Seja direta com o entrevistador, procure ressaltar seus pontos fortes, mostre autoconfiança e entusiasmo.
O avaliador pode fazer perguntas sobre o local onde você pretende trabalhar. Antes da entrevista de emprego, entre no site da empresa, pesquise sobre o ramo da atividade, o histórico, quais os valores do local onde pretende trabalhar. Mostrar que conhece a empresa certamente a colocará em posição de vantagem.
Sua imagem é seu cartão de visita, por isso preste atenção em como se vestir para entrevista de emprego. Para não errar no visual e causar uma boa impressão, esqueça os decotes, roupas curtas, cores muito chamativas. Prefira roupas mais sérias e discretas, porém sem abusar da formalidade, a menos que o ambiente sugira isso. Os acessórios e a maquiagem devem ser discretos.
Outra dica para entrevista de emprego é não descuidar da maneira como você fala. De nada adianta estar muito bem vestida e soltar erros de concordância verbal, de pronúncia ou usar palavras que você desconhece o significado só para impressionar. Usar gírias então, nem pensar.
Quando você está preparada para a entrevista, as chances de conseguir o emprego são maiores. Vale a pena seguir as dicas. Depois de tanta tensão, a melhor recompensa é ouvir parabéns, a vaga é sua!”.